
Como funciona a telefonia IP
O processo da telefonia IP é inteligente e envolve algumas etapas principais, garantindo a conversação em tempo real:
-
- Captura da voz: Ao falar em um telefone IP (seja um aparelho físico similar aos tradicionais ou um software no computador/celular, conhecido como softphone), o microfone captura sua voz, que é um sinal analógico.
-
- Conversão em dados digitais: Essa voz analógica é imediatamente convertida em pacotes de dados digitais. Imagine sua voz sendo fragmentada em pequenos “pedacinhos” de informação.
-
- Transmissão pela internet: Esses pacotes de dados são então enviados pela rede IP (internet ou uma rede local, como a da sua empresa). Eles viajam de forma muito rápida até o destino.
-
- Recepção e reconversão: No telefone IP do destinatário, o processo inverso acontece. Os pacotes de dados são recebidos e reconvertidos em sinais de áudio novamente, permitindo que a pessoa ouça sua voz.
Tudo isso acontece em milissegundos, proporcionando a sensação de uma conversa em tempo real. Protocolos como o SIP (Session Initiation Protocol) são essenciais para gerenciar o início, a manutenção e o término dessas chamadas.
Vantagens da telefonia IP
A adoção da telefonia IP oferece uma série de benefícios significativos para empresas e usuários, destacando-se pela eficiência e modernidade:
-
- Redução de custos: As chamadas IP geralmente são mais econômicas, especialmente para ligações de longa distância ou internacionais, uma vez que utilizam a conexão de internet existente.
-
- Mobilidade e flexibilidade: É possível utilizar seu ramal da empresa de qualquer lugar com acesso à internet, seja no escritório, em casa ou em viagens, por meio de um softphone no notebook ou celular.
-
- Recursos avançados: Os telefones IP oferecem funcionalidades que vão além das chamadas básicas, como:
-
- Chamadas em conferência;
-
- Correio de voz enviado para o e-mail;
-
- Gravação de chamadas;
-
- Integração com outros sistemas (CRM, ERP);
-
- URA (Unidade de Resposta Audível);
-
- Identificador de chamadas;
-
- Encaminhamento e desvio de chamadas.
-
- Recursos avançados: Os telefones IP oferecem funcionalidades que vão além das chamadas básicas, como:
-
- Qualidade de áudio: Com uma boa conexão de internet, a qualidade do áudio pode ser superior à das linhas tradicionais, muitas vezes em HD Voice.
-
- Aproveitamento da infraestrutura: Utiliza a mesma rede de dados que os computadores, evitando a necessidade de instalações telefônicas adicionais.
Existem algumas opções para utilizar a telefonia VoIP, e todas permitem que você a use como se fosse um telefone convencional. Seja um Hard-Phone ou Soft-Phone, neste artigo vamos abordar alguns programas.
O que é soft phone?
Um soft phone é um programa de software para fazer chamadas telefônicas pela internet usando um computador de uso geral em vez de hardware dedicado (aparelho).
Por isso, basta estar conectado à sua internet banda larga e instalar o programa de sua preferência. Para fazer ou receber ligações é simples, pois é semelhante a um aplicativo de celular.

Exemplos de soft phone
Microsip – Windows
Zoiper – Windows e Mac
Telephone – Mac
Número virtual (DID)
DID (Direct Inward Dialing) nada mais é do que um número telefônico local que pode pertencer a qualquer cidade do país. Ao ligarem para este número, as pessoas não precisam se preocupar com tarifas para celular, ligação nacional ou internacional. Além disso, cria-se a sensação de estarem falando com empresas locais, enquanto, na realidade, através do número virtual, essas empresas podem estar espalhadas em qualquer lugar do mundo.

O número virtual está geralmente associado a uma conta VoIP e, consequentemente, conectado a um PABX-IP, smartphone, tablet, computador de mesa, notebook, telefone IP, ATA, entre outros dispositivos. Desta forma, toda chamada recebida pelo número virtual é conduzida através de qualquer um desses dispositivos, desde que se encontre registrada uma conta SIP. Apesar das facilidades oferecidas, é preciso lembrar que o VoIP e o número virtual dependem de uma boa conexão com a internet. Neste caso, qualidade não está relacionada à velocidade da banda em si, mas à saúde da internet propriamente dita. Quedas de internet, conexões lentas ou limitadas e oscilações vão impactar no serviço.
Outra vantagem do número de entrada DID em relação às linhas locais comuns é que, com o número virtual, torna-se possível manter mais de uma chamada simultaneamente. Mesmo que você esteja em ligações, sua linha não ficará ocupada para recebimento. Já a telefonia fixa convencional permite somente uma ligação por vez, seja para ligar ou para aqueles que estão ligando para este número. Para aqueles com grandes demandas em fazer e receber chamadas, operadoras VoIP em geral podem oferecer números de recebimento com várias alternativas para disponibilidade de contato simultâneo.